quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Gel contraceptivo pode substituir a pílula!

Pesquisadores anunciaram resultados positivos nos primeiros testes com gel contraceptivo, que pode substituir a pílula anticoncepcional. O gel funciona da mesma forma que a pílula tradicional, mas sem os efeitos colaterais de ganho de peso, possível enjoo e perda de desejo sexual.
Testes clínicos do gel mostraram que, se usado diariamente, o produto é eficaz no fornecimento de doses dos hormônios de estrogênio e progesterona por meio da pele, o que impede que os ovários liberem um óvulo a cada mês. Ele é semelhante ao adesivo contraceptivo, que também libera os dois hormônios, mas que tem o inconveniente de ser visível e ter a possibilidade de se descolar e cair.


Ruth Merkatz, diretora do centro de pesquisas Population Council, em Nova York, distribuiu o gel para 18 mulheres, que usaram o produto por sete meses. Durante esse período, nenhuma mulher ficou grávida ou apresentou efeitos colaterais.
Segundo Merkatz, o gel também pode ser usado por mulheres que estão amamentando, ao contrário da pílula, que tem níveis hormonais que podem interferir na produção de leite.
Durante conferência da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva nesta semana, Merkatz afirmou que o gel é importante para aumentar as escolhas que as mulheres podem ter na hora de utilizar algum produto contraceptivo. "Elas só precisam usar uma pequena quantidade, uma vez por dia. Em nosso pequeno estudo, constatamos que o produto é efetivo", disse.
Em entrevista ao Daily Telegraph, o diretor do instituto britânico de saúde sexual Brook, Simon Blake, afirmou que o gel é um passo promissor. "É claro que estamos em um estágio inicial de desenvolvimento, mas qualquer coisa que puder ajudar as mulheres já é algo positivo", disse.

Segundo pesquisa, gel funciona da mesma forma que a pílula, mas sem efeitos colaterais


Um comentário:

  1. Nossa que legalll
    eu não uso a pilula por causa dos efeitos colaterais
    bom saber
    obrigada linda
    beijos

    ResponderExcluir